segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Programa Mais Educação

FILOSOFIA DA ESCOLA

A escola se propõe a oportunizar uma educação humanizadora, trabalhando valores de liberdade, solidariedade, dignidade, respeito e justiça. Busca-se a formação de um sujeito crítico e responsável, sujeito de sua história. Um ser humano participativo, honesto e comprometido com a comunidade, que a valorize e a si mesmo como integrante desta. Num trabalho integrado busca-se:
* uma escola democrática, aberta e participativa integrada com a comunidade;
* uma educação libertadora voltada para a realidade do aluno, preparando-o para uma vida cidadã e para o trabalho;
* desenvolver as potencialidades físicas, mentais, sociais, morais do aluno de forma integrada e construtiva;
* uma escola voltada para a construção do conhecimento em grupo;
* uma escola com educadores comprometidos com o seu trabalho, qualificados e
responsáveis na busca de uma sociedade melhor.


 OFICINAS OFERECIDAS NA ESCOLA


3.1Macrocampo Acompanhamento Pedagógico:

LetramentoAlfabetização:
A temática “letramento” presente no macrocampo - Acompanhamento Pedagógico – do Programa Mais Educação, remete a uma concepção de alfabetização ampliada, no sentido de oportunizar a qualificação das relações com a escrita e com a leitura, de modo que os alunos possam apropriar-se destas “ferramentas” para compreender e intervir criticamente sobre o mundo que os cerca. O Programa Mais Educação possibilita ampliar as condições de experiências de letramento, através de seus diferentes projetos, oficinas ou de outras formas de trabalho com as múltiplas linguagens disponíveis em seu cardápio. Para uma chance maior de obtenção de sucesso neste trabalho é preciso além de reconhecer os saberes que o aluno já tem sobre os usos da escrita e da leitura, apresentá-lo a uma variedade de eventos lingüísticos, diferentes situações que envolvem a fala, a escrita e a leitura como formas de expressão. Para isso, será necessário partir também de modelos de textos já organizados de acordo com as convenções formais e usuais da língua portuguesa. Assim como o professor da sala de aula, o educador do Mais Educação precisa organizar um contexto didático-pedagógico variado e rico do ponto de vista lingüístico, junto aos alunos. Para tal sugere-se providenciar: textos avulsos de diferentes tipos, como: convites, cartas, encartes, notícias de jornal, crônicas, bulas de remédio, receitas culinárias, ofícios, anúncios de classificados, formulários de identificação, etc. , revistas de variados assuntos, histórias em quadrinhos, folhetos diversos, jornais atualizados, livros, álbuns, guias de viagem e outros portadores de textos que puderem ser disponibilizados. Com a oferta dessa oficina na escola, busca-se desenvolver o interesse e o gosto dos alunos pela leitura e, consequentemente, o seu desempenho enquanto escritores. Mas muito além disso, potencializar suas aprendizagens, oferecendo a oportunidade de igualdade de acesso ao conhecimento formal e acadêmico.


3.2Macrocampo Esporte e Lazer

Futebol
Apoio às práticas esportivas e meditativas para o desenvolvimento integral dos educandos. Promoção da saúde pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos. Espera-se desenvolver valores como respeito, solidariedade e amizade através da prática do futebol; desenvolver condutas habituais quanto a horário, assiduidade, motivação e responsabilidade, e despertar talentos no esporte.

Lutas:
Karatê
Estímulo à prática e vivências das manifestações corporais relacionadas às lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. Acesso aos processos históricos das lutas e suas relações às questões histórico-culturais, origens e evolução, assim como o valor contemporâneo destas manifestações para o homem. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos trabalhados pelas lutas.



3.3Macrocampo Cultura e Artes

Incentivo à produção artística e cultural, individual e coletiva, dos educandos como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo.


Dança
A Dança na escola contempla uma nova proposta de ensino que abrange fundamentos da Dança-Educação e da Dança Educativa Moderna. Diferentemente das tradicionais e já conhecidas técnicas, a Dança aplicada ao conteúdo escolar não pretende formar bailarinos; antes disso, consiste em proporcionar ao aluno um contato mais efetivo e intimista com a possibilidade de se expressar criativamente através do movimento.

4. OBJETIVOS:

4.1GERAIS:

  • Ampliar o tempo e os espaços educativos, buscando desenvolver a formação da criança e adolescente de forma integral e emancipadora, integrando as ações ao Projeto Político Pedagógico da escola.

4.2ESPECÍFICOS:

  • Articular redes para oportunizar espaços e ações que atendam o público-alvo do programa;
  • Estimular o protagonismo de crianças e adolescentes a partir das ações oferecidas pelo programa;
  • Fomentar a participação da família e da comunidade local nas ações do programa;
  • Contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes, diminuindo
  • possíveis casos de evasão e repetência;
  • Ocupar o tempo ocioso da criança e adolescente em atividades educativas, de esporte, cultura e lazer;
  • Oportunizar vivências nas diversas formas de expressão, ampliando e qualificando o tempo e os espaços escolares.

5. METODOLOGIA:

As ações do Mais Educação acontecerão no turno oposto ao da aula, seguindo cronograma elaborado pela direção da escola e professora comunitária. Inicialmente, a escola atenderá 120 alunos distribuídos em oficinas que contemplam os Macrocampos do Acompanhamento Pedagógico, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Cultura e Artes. Dentro do macro-campo Acompanhamento Pedagógico serão ampliadas as oportunidades de aprendizado dos educandos em Letramento/Alfabetização, buscando o desenvolvimento da função social da Língua Portuguesa, a comunicação verbal, através da leitura e da escrita, a compreensão e produção de textos nos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita como na oral.
No macro-campo Esporte e Lazer, a escola optou pela prática do Recreação, que busca o desenvolvimento integral do estudante através da promoção da saúde pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos; e pela prática do Judô, que estimula as manifestações corporais relacionadas às lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. No macro-campo da Cultura e Artes, optou-se pela Dança, no intuito de iniciar musicalmente os educandos por meio dessa prática, resgatando e valorizando elementos da cultura popular nos âmbitos local, estadual e nacional e no macro-campo de Meio Ambiente, optou-se pela Agenda 21 na escola-Educação para Sustentabilidade, buscando o comprometimento dos alunos e da comunidade escolar com as causas ambientais, pois nossa escola encontra-se em uma comunidade quase rural e próximo ao Parque Municipal de Nova Iguaçu, conhecido como GLEBA. Cada turma terá 30 alunos sob a orientação de um monitor.

5.1 Adaptações dos espaços da escola e busca de novas alternativas:

A estrutura física atual da escola não comportaria a execução das atividades do Programa, logo precisou-se fazer adaptações e parcerias. A oficina de Recreação será realizada no espaço parceiro Potyguar Futebol Clube, pois apesar de o mesmo possuir um estrutura física precária, seu campo de futebol é o mais próximo da escola. Para a oficina de Letramento∕Alfabetização, a escola conta com a utilização do espaço parceiro Centro de Atendimento Social Mateus Ignácio Vieira, onde também ocorrerá as oficinas de Judô e Dança.



5.2 Organização dos recursos e espaços:.

Quais são os Macrocampos e
as Atividades?
Onde funcionarão?
Quando funcionarão?
Atividade: Recreação/lazer
Macrocampo: Esporte e Lazer
Potyguar Futebol Clube
Dois dias na semana
Atividade: Judô
Macrocampo: Esporte e Lazer
Centro de Atendimento Social Mateus Ignácio Vieira
Dois dias na semana
Atividade:
Letramento∕Alfabetização
Macrocampo:
Acompanhamento
Pedagógico
Centro de Atendimento Social Mateus Ignácio Vieira
Dois dias na semana
Atividade: Dança
Macrocampo: Cultura e
Artes
Centro de Atendimento Social Mateus Ignácio Vieira
Dois dias na semana
Atividade: Agenda 21 na escola- Educação para a Sustentabilidade
Macrocampo: Meio Ambiente
Comunidade Escolar e
Centro de Atendimento Social Mateus Ignácio Vieira
Dois dias na semana



6.Calendário de atividades e Projetos

Projeto Das Ondinecas

Ondineca será a nova moeda do programa Mais Educação da E. M. Ondina Couto. Cada aluno receberá uma Ondineca a cada 3 dias freqüentados, dependendo do seu comportamento. Através da Ondineca o aluno poderá comprar sua participação em eventos que acontecerão no decorrer do ano letivo como passeios, festivais e outros...



Projeto ESCOLA VERDE

Escola Verde será um projeto anual de Educação Ambiental que vai abordar temas como: Reciclagem, Extinção de espécies, Desmatamento, Poluição...

Serão realizadas as seguintes atividades: Oficinas com sucatas, Aulas Passeio, Palestras...

6.1- Fevereiro:

  • Projeto de carnaval: Atividades focando o histórico cultural do carnaval e trabalhando a importância desta data para o nosso país.

  • Início do projeto escola Verde.

6.2-Março:

  • Projeto De Mulher pra Mulher: Atividades focando o histórico das conquistas do sexo feminino no mundo.

  • Aula Passeio pro Parque Municipal de Nova Iguaçu.

6.3-Abril:

  • Projeto Vida Indígena: Atividades focando a história e as tradições indígenas.

  • Aula Passeio pro Museu do Índio

6.4-Maio:

  • Projeto Mãe: Atividades para homenagear as mães.
  • Aula Passeio para o Centro Cultural da Ciência e Tecnologia UFRJ.

6.5-Junho:

  • Aula Passeio pra ONG Onda verde.




6.6-Julho:

  • Atividades Voltadas pra festa julina.

  • Aula Passeio pro Museu da Vida.

6.7-Agosto:

  • Projeto pai: Atividades para homenagear os pais.

*Aula Passeio pro Jardim Botânico.

6.8-Setembro:

  • Aula Passeio pro Espaço Cultural da Marinha.

6.9-Outubro:

  • Festas das Crianças

6.10-Novembro:

  • Aula Passeio pro Jardim Zoológico

6.11-Dezembro:

  • Culminância do Projeto Escola Verde.

  • Confraternização do Programa Mais Educação.

  • Encerramento.


 



 

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